Discoteca Básica: 'Tres Hombres', ZZ Top (1973)



Discoteca Básica: 'Tres Hombres', ZZ Top (1973)

Cruzando influências diversas - blues, rock básico, psicodelia -, o ZZ Top (Billy F. Gibbons nos vocais e guitarra, Joe "Dusty" Hill no baixo e Frank Beard na bateria) gravou seus dois primeiros trabalhos em 1970 e 1972. Mas o trio iria encontrar o apogeu no álbum seguinte, Tres Hombres (1973).

Gravado em Memphis, Tennessee, o disco tem uma sonoridade única, rústica por excelência. Produzido por Bill Ham, o álbum esbanjava energia desde o frenético boogie rock da faixa de abertura ("Waitin' For The Bus") até o encerramento ("Have You Heard?" , uma perfeita escola de blues). Entre elas, climas diversos como a sensacional balada "Hot, Blues And Righteous", "Jesus Just Left Chicago" (quando o filho de Deus, incomodado pela cidade, vai parar em Nova Orleans), "Move Me On Down The Line" (algo como se os Sex Pistols tivessem nascido no Texas) e "Shiek" (com suas impressionantes evoluções de guitarra).

Mas o trunfo maior estava em "La Grange", um boogie rock clássico, acusado de ter "chupado" os riffs de "Fried Hockey Boogie", do Canned Heat (o grupo chegou a processar o ZZ Top), e de "Shake Your Hips", dos Stones. Mero bate-boca, pois todas essas versões foram derivadas de uma frase de guitarra criada pelo bluesman Slim Harpo. A canção relatava as tretas que rolavam em um puteiro texano (que Billy freqüentava quando era só um ilustre desconhecido).

O lugar, na verdade, se chamava Gracie's Chicken Farm e depois foi tema do filme A Melhor Casa Suspeita do Texas, estrelado por Burt Reynolds e Dolly Parton.

Celso Pucci (Revist Bizz, Edição 175, Fevereiro de 2000)


Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski