O maravilhoso mundo das capas de disco; 'The Beatles' ('The White Album'), The Beatles (1968)


O maravilhoso mundo das capas de disco; 'The Beatles' ('The White Album'), The Beatles (1968)


Há muitos rumores em torno desta capa desde o seu lançamento em novembro de 1968, Muitas delas, distorcidas. Mas, mesmo passado tantos anos, há muito o que se saber sobre essa capa limpa e, aparentemente, sem sentido.

O disco é um álbum duplo, com uma capa gatefold totalmente em branco, com o nome "The Beatles" em alto-relevo em Helvetica. Todos os exemplares foram contados com um selo, os quatro primeiros exemplares pertemcem aos membros da banda. Meio contrariada, a gravadora EMI acabou aceitando essa imposição da banda, especialmente de Paul McCartney, pelo menos nas primeiras prensagens.

Na parte interna, quatro fotos minimalistas, em perto e branco, dos quatro integrantes da banda, separados. Cada um na sua. As fotos sugerem claramente o estágio que o Fab Four se encontrava na época; Quatro indivíduos que não formavam mais uma banda. Esse é o espírito que permeia o disco . Esta opinião é certamente influenciada por aquilo que estava por acontecer depois, mas na verdade, é para ser notado o quanto cada retrato está completamente diferente um do outro, especialmente, nos enquadramentos. Coincidência?

Com respeito a gênese do disco, precisamos voltar um pouco mais no tempo; Durante o seu tempo com o Maharishi em Rishikesh (Índia), os membros da banda ficaram muito inspirados, e voltaram de lá com pelo menos trinta idéias para novas canções. Até Ringo compôs a sua primeira! Porém, cada um a direcionava da maneira que queri, sem interferências de qualquer outra opinião dentro da banda. Daí, veio a ideia de um álbum duplo, um luxo na época.

Alguns diziam que era demais, e que uma coleção tão diversificada de temas teria seria muito dispersivo até para os fãs. E eram. Porém, obviamente, no melhor dos sentidos; O álbum acabou sendo um enorme sucesso.

A respeito da capa toda branca, uma das lendas que a ronda é a de que Lennon queria uma foto específica e os outros membros da banda não gostaram. 'É essa ou nada!', teria bradado. Então, 'nada' foi o que tivemos. Há uma outra lenda de que a banda queria aparecer nua na capa e, que em resposta a censura que sofreram, resolveram por não colocar nada ali. 

Porém, a mais próxima da realidade, é a de que McCartney teria ficado fascinado pelo artista Robert Fraser, autor da icônica capa de 'Sgt. Pepper's...', e que ele o introduziu a Richard Hamilton.

Na verdade, o projeto foi impulsionada principalmente por Paul McCartney. Ele explica que ter um monte de conexões com o meio artístico (ele ficou profundamente encontrado dele), ele conheceu a galerista Robert Fraser, enquanto trabalhava na capa "Sgt. Pepper", e que o cara apresentou-o a Richard Hamilton. 

Richard era um artista pop, influenciado pela arte conceitual, tanto quanto por Duchamp, que havia feito algumas exposições. Paul gostou deles o suficiente para propor-lhe para projetar a capa. Segundo Paul, a arte minimalista de Hamilton era perfeita, pois contrastava com a explosão de referências da capa do álbum anterior

Paul passou muito tempo com Hamilton em sua casa Highgate, em seu ateliê, observando-o trabalhar. A primeira idéia era fazer uma grande colagem de fotos e lembranças dos membros da banda. Um ponto interessante é que Hamilton fez lentamente, à mão, e como Paul lembra, ele passou um tempo maravilhoso, não apenas fornecendo-lhe as imagens e outras coisas, mas vê-lo montar a peça em cartaz por pedaço. 

Uma vez que eles terminaram o cartaz, Richard perguntou a Paul  o título do álbum, e ele disse que a banda usaria somente 'The Beatles'. Então, o artista interpelou e sugeriu a capa como conhecemos. 'Miníma como o título', argumentou.

Porém, o que poucos sabem, é que a imagem abaixo poderia ter sido a capa do disco.



Na verdade, essa arte foi usada na capa da compilação 'Beatles Ballads', lançada em 1980, porém, foi encomendada em 1968 para o artista inglês John Byrne. Porém, ficou engavetada por doze anos.

Na verdade, como a maioria grandes obras de arte, esta capa é uma grande fonte de inspiração, deliberadamente ou não. O significado está no olho de quem vê, e esta arte da capa, quaisquer que sejam as suas verdadeiras intenções, tornaram-se uma expressão marcante do estado da banda na época, para o pior ou melhor. 





Mais informações;

Comentários

  1. Sobre a capa do "White Album", dos Beatles, ela até teve algumas alterações no encarte, foi o terceiro LP da banda a aparecer as letras e o primeiro a não ter detalhes da ficha técnica, o que sempre foi indispensável. Embora, o que se tenha informação de quem gravou o disco e tal esteja num livro de Mark Lewinsohn, "The Complete Beatles Recording Sessions". Foi também a capa de disco mais ousada da banda, lembrando um pouco o que estava sendo feito de discos psicodélicos, como "Wheels of Fire" (Cream) e outros mais em 1968.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski